ESCOVAS CÔNICAS

Modelo de escova com diversas nomenclaturas no mercado, também conhecida como escova “chapéu chinês” e escova tipo pires.

As escovas cônicas são utilizadas em esmerilhadeiras angulares de 4 ½, pois são compatíveis com as dimensões e rotações máximas das ferramentas, tem como principal aplicação, a limpeza em cantos e junções.

Por terem o formato cônico, permitem trabalhar com o equipamento na posição horizontal facilitando o acesso da escova ao local a ser limpo. Permite uma plena visão do trabalho a ser feito, evitando manuseios incorretos com escovas inadequadas para a execução dos serviços.

As escovas cônicas podem ser de arames ondulados (serviços mais leves e limpezas em geral) ou de arames trançados (serviços mais exigentes e limpezas médias e pesadas).

A montagem dá-se através de roscas, M14 para máquinas elétricas e 5/8” para máquinas pneumáticas, que são formas de montagem mais corretas e seguras, ou até mesmo com furo direto de 7/8”.

Muito utilizadas na indústria naval, as escovas “chapéu chinês”, podem substituir, com grande eficácia, tanto escovas rotativas onduladas (não indicadas para montagem em esmerilhadeiras angulares) quanto escovas rotativas trançadas, respeitando sempre a condição de rotação do equipamento.